Tendências tecnológicas num mundo pós-pandémico
A COVID-19 alterou profundamente a forma como vivemos e trabalhamos, e a forma como consumimos. Estas mudanças levaram a uma explosão de novas tecnologias e inovação, forçando as empresas a adaptarem-se rapidamente ou a desaparecerem.
Historicamente, os tempos de grande crise conduzem a tempos de grande inovação. Durante as crises, somos confrontados com uma oportunidade de pensar de forma diferente e criar mudanças rápidas que podem ter um impacto duradouro. A crise da COVID-19 não é excepção. De acordo com investigações da McKinsey & Company, a COVID-19 acelerou dramaticamente a adopção de novas tecnologias, e muitas delas estão aqui para ficar.
Os avanços na IA, robótica e automação aceleraram ao longo do curso da pandemia. Verificações automáticas da temperatura e novos biossensores aplicados na detecção de máscaras faciais através da IA são agora adoptados no mundo inteiro. Os empregos perdidos durante a pandemia estão também a ser substituídos por robôs e IA, mais rapidamente do que nunca.
As vacinas do mRNA, provenientes de tecnologia considerada marginal, não há muito tempo, foram desenvolvidas e distribuídas a biliões* de pessoas numa fracção do tempo para um processo normal de desenvolvimento de vacinas. A implementação de infra-estruturas digitais em todas as indústrias remodelou a nossa forma de trabalhar e permitiu novas colaborações entre geografias e sectores.
As organizações foram forçadas a adoptar novas tecnologias de um dia para o outro para sobreviver, ou arriscam-se a tornar-se irrelevantes. Como resultado, quase todos os sectores alteraram a forma como interagem e fazem negócios com os seus clientes ao longo dos últimos dois anos.
Esta adaptação rápida e forçada pode ter um custo. Particularmente para as PME, o caminho para a digitalização está por vezes fora do seu alcance. Num inquérito recente do Fórum Económico Mundial, 40% das PME inquiridas cessaram as suas actividades durante a pandemia, levando a despedimentos ou a outras medidas de redução de custos.
Os líderes enfrentam hoje a tarefa de tomar decisões difíceis que podem ter um impacto profundo na sua força de trabalho e no bem-estar dos trabalhadores (embora não seja tudo sombrio) num ambiente muito incerto. Novos riscos surgiram também com a quantidade impressionante de dados criados na Internet, tais como ciberataques que são cada vez mais frequentes e dispendiosos.
* terminologia anglo-saxónica
18 Março 2022